A Formação Inicial e os Saberes Docentes

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Residência Pedagógica, Formação de Professores, Práticas

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- UFFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Participante do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)- UFFS, Cerro Largo/RS. Atuou como bolsista de Iniciação Tecnológica e de Inovação (FAPERGS). Foi voluntária no projeto guarda-chuva: Epistemologia e formação de professores. Foi bolsista dos programas: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID período 2017) e Residência Pedagógica (período 2018-2019). Durante a graduação trabalhou com pesquisa na área de formação inicial e continuada de professores e tecnologias educacionais

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Publicado
11-01-2024
Seção
Formação de Professores de Ciências