Conflitos socioambientais nas comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e o Ensino de Ciências na perspectiva Decolonial

Palavras-chave: Conflitos socioambientais, Ensino de Ciências, Decolonialidade, Educação do Campo, Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Suzani Cassiani de Souza, UFSC/SC

Suzani Cassiani é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, líder do Grupo de Estudos e Discursos de Pesquisa da Ciência e Tecnologia em Educação. É licenciada em Ciências Biológicas com especialização, mestre, doutora. em Educação pela UNICAMP (2000), e Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior, 2015) pela Universidade de Coimbra-Portugal. É membro do Comitê Consultivo do CNPq, na área de Educação. Na UFSC, atuou na gestão da Pró-Reitoria de Graduação e do PPGECT. Coordenou projetos de redes nacionais (Observatório de Educação, Prodocência e Procad) e projetos internacionais especialmente com Timor-Leste (Programa Capes de Qualificação de Professores e Ensino de Língua Portuguesa, Pró Mobilidade Internacional, Projeto de Internacionalização da UFSC), CAPES e CNPq. É coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e a Universidade Nacional de Timor Lorosa'e. A sua área de investigação envolve estudos discursivos relacionados com a formação de professores, efeitos da colonialidade e pedagogias coloniais. É editora assistente da Revista Portuguesa de Educação em Ciências. É pesquisadora do CNPq desde 2012.

Publicado
11-01-2024