Jogando com a Evolução: análise de uma prática pedagógica a partir de um RPG

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Marllon Moreti de Souza Rosa, Universidade Estadual de Londrina

É professor de Biologia e Biotecnologia da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, atuando no Ensino Médio. É professor de História, Filosofia e Sociologia do "Curso (r)evolução: preparatório para o ingresso no Ensino Superior", além de atuar como Coordenador Pedagógico no mesmo curso. Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de Lavras (2020), possui Graduação em andamento em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na área de concentração de História e Filosofia da Ciência na UEL (2023) e Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL na área de concentração de História e Filosofia da Ciência e da Matemática. Desenvolve pesquisas em Representações Sociais, Epistemologia de Ludwik Fleck e estudos marxistas, pensando a ciência e a educação científica sob a luz do materialismo histórico-dialético. Faz parte do Projeto de Pesquisa Universal financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chamado "Ciência Cidadã e Educação Básica: Análise de perfil, engajamento e experiência dos participantes" proposto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do projeto "Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) Educação para a Ciência e Divulgação Científica: implementação e análise do desenvolvimento e impacto do Ciência Cidadã na Escola". É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (GPEEC) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi professor bolsista de Biologia, Filosofia e Sociologia no Programa de Apoio Pré- Universitário/UFLA (2018-2020), foi professor de Ciências Biológicas no Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) de Lavras-MG e monitor da disciplina de Biofísica dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2019-2020) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi membro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar (2017-2018) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem interesse nas seguintes áreas: História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Biologia; Teoria das Representações Sociais; Epistemologia de Ludwik Fleck; Estudos Marxistas; Ensino de Ciências e Biologia, Educação Científica e Ambiental; Construção de Materiais Didático-pedagógicos.

Eloisa Antunes Maciel, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS, mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS) campus Cerro Largo/RS, atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista Capes pelo Programa de Excelência Acadêmica (Proex). É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (GPEEC) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/MEC/FNDE), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Tem pesquisado sobre Educação Ambiental e suas diversas interfaces no currículo e na formação de professores.

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada B no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, epistemologia da biologia, aprendizagem baseada em problemas, resolução de problemas.

Publicado
11-01-2024
Seção
Metodologias de Ensino de Ciências