Contribuições da Pedagogia Cognitivista em Ausubel na Proposição de Sequências Didáticas de Ciências para estudantes de uma Escola Municipal

Palavras-chave: Pedagogia cognitivista, Aprendizagem significativa, Ensino de Ciências

Resumo

Resumo.

 

Biografia do Autor

Nicoli Fernanda Choti Bernd, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduanda em Ciências Biológicas. Participei do grupo de Programa de Educação Tutorial (PET), onde fui introduzida ao mundo da educação, promovi eventos para escolas locais e oficinas com todas as idades de estudantes da educação básica. Fiz estágio voluntário no laboratório de Nematologia Agrícola no departamento de Proteção Vegetal da Unesp. Desenvolvi um Projeto de Ensino para aplicação de um jogo de biodiversidade e evolução para 8° ano do ensino fundamental. Fiz estágio como auxiliar de professora no 5° ano do ensino fundamental. Participei do projeto Tempo de Aprender e fui professora alfabetizadora de alunos do 1° e 2° anos do ensino fundamental. Fiz estágio no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS) e atualmente desenvolvo pesquisa com Tamanduás-bandeira para reabilitação de animais cativos para soltura e conservação da espécie.

Gabriela Maria do Carmo Santana, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduanda em Ciências Biológicas. Atuo no Laboratório de Biologia e Genética de Peixes, tendo concluído 2 iniciações científicas e participado de 2 congressos internacionais, atualmente continuo no mesmo laboratório, inciando a terceira iniciação científica. Esse ano, na matéria de estágio, iniciei as regências, foi a primeira vez que ministrei aulas, sigo gostando e aprendendo muito, nesse semestre estou regendo aulas pra o 7° ano do ensino fundamental.

Fernando Augusto Chaves e Silva, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Licenciando em Ciências Biológicas. Desde o segundo ano de faculdade faço parte também do laboratório de genética de peixes, onde estou concluindo a segunda iniciação científica com participação em congressos. Atualmente cursando a matéria de estágio onde observo e também estou regendo aulas para o 9⁰ ano do ensino fundamental.

Paulo Cesar Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Possui Doutorado (2010) e Mestrado (2005) pelo PPG Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, câmpus Bauru - SP. Licenciado em Ciências Biológicas (2002) pela UNESP, Bauru - SP (2002). Atualmente é Professor Assistente Doutor no Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e da Alimentação (CHNA), no Instituto de Biociências na UNESP, em Botucatu. É avaliador e integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para avaliação institucional e de cursos na área das Ciências Biológicas. Atuou como Avaliador de obras inscritas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2019. É docente permanente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí - PR. É também professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP). É líder do Grupo de Pesquisa Mídia-Educação, Formação de Professores e Ensino de Ciências. É coordenador dos Núcleos de Ensino no câmpus da UNESP de Botucatu. Coordenador do convênio de cooperação acadêmica entre a UNESP e a UNESPAR (PR). Foi coordenador pedagógico do Cursinho Pré-Universitário Atena do Instituto de Biociências de Botucatu - IBB (UNESP) nas cidades de Botucatu e São Manuel - SP (2017-2020). Na UNESP é responsável pelas disciplinas relacionadas ao Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia. Foi professor concursado nas disciplinas Biologia e Ciências Físicas e Biológicas na Rede Estadual Paulista atuando de 2003 à 2010 na Educação Básica. Tem interesse em pesquisas nas áreas de Mídia-Educação, Formação de Professores; Metodologia do Ensino de Ciências; Divulgação em Ciências; Educação em Saúde.

Publicado
11-01-2024
Seção
Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências