Práticas Formativas no Ensino de Física na Educação do Campo

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Ensino de Física, Educação do Campo, Práticas Formativas

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Paz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF).Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí - UFPI/CSHNB. Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática pela UFU-MG (2019). Mestre em Educação pela UFPI (2014). Especialista em Energia Solar (2023). Especialista em Metodologia do Ensino de Física (2008). Possui Licenciatura Plena em Física - UFPI (2007).Professor do Curso de Especialização em Ciências da Natureza para Educação Básica do CEAD/UFPI. Professor do Curso de Especialização em Educação do Campo. Atuou como Subcoordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) período: outubro/2019 a outubro/2021. Foi representante do Curso LEdoC/Ciências da Natureza junto ao Conselho do Campus CSHNB-UFPI. Atuou como Coordenador de Estágio Supervisionado do Curso LEdoC/Ciências da Natureza (2019-2022). Atuou como Coordenador de área do programa Residência Pedagógica (Docente Orientador) (2018-2020/2020-2022). Foi professor substituto da Universidade Estadual do Piauí (2009-2011) e professor substituto da Universidade Federal do Piauí (2012-2013). Pesquisador na área de Formação de Professores de Física/Ciências, Metodologia do Ensino de Física/Ciências, Práticas docentes. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Ciências (NEsPEC)/UFPI, Membro do grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física - GPFPF/UFU. Foi professor do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) - UFPI/2013. Foi Coordenador e Tutor de disciplina do Curso de Especialização em Física - EAD/UFPI. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Metodologia do Ensino de Física, Formação de Professores e Ensino de Ciências.

Publicado
11-01-2024
Seção
Formação de Professores de Ciências