Desenvolvimento de alfabetização científica na Educação Infantil por meio do Ensino por Investigação: uma exploração das plantas aromáticas

Palavras-chave: Alfabetização Científica, Ensino por Investigação, Educação Infantil

Resumo

Resumo

Biografia do Autor

Paulo Camargo Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado (2014) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina/PR, docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Também é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Londrina, no Instituto de Física da USP e na Harvard John A. Paulson School Of Engineering And Applied Sciences (2019). É lider do grupo de pesquisa em STEM EDUCATION (UTFPR) cadastrado no CNPq e pesquisador ativo no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (UEL). Tem experiência em pesquisa na educação básica e superior, com ênfase na pesquisa em Ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: criatividade; makerspace; ambientes de aprendizagem ativa; project-based learning; team-based learning; aprendizagem científica procedimental e atitudinal; teoria da percepção e affordances; ensino/aprendizagem de conhecimentos científicos na perspectiva semiótica; multimodos e múltiplas representações. (Texto informado pelo autor)

Publicado
11-01-2024
Seção
Alfabetização Científica, Educação Ambiental e Estudos CTS/CTSA