Aspectos metodológicos de uma disciplina gamificada na licenciatura em Pedagogia

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação inicial de professores, Gamificação, Metodologias Ativas

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Lindsai Santos Amaral Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (PPG-ECFP/UESB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (UNIVASF); Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF); Especialista em Educação Infantil (FACE); MBA em Gestão de Pessoas (EEEMBA). Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Educação da Bahia, professora da Rede Municipal de Juazeiro-BA, Tutora da Graduação em Pedagogia da SEAD/UNIVASF. Foi Secretária de Desenvolvimento Social de Juazeiro-BA entre Junho/2015 e Dezembro/2016, foi Superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Juazeiro entre Janeiro/2016 e Fevereiro/2019. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem Significativa, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas, Formação de Professores, Educação à Distância, Coordenação Pedagógica, Ensino de Ciências, Educação para o Trânsito e outros.

Bruna Mainel Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências na UFRGS. Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo CENSUPEG. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, e Técnica em Química pela Escola Técnica Cristo Redentor. Atualmente atua como Técnico Metrologista na empresa Incoterm Industria de Termometros LTDA no laboratório de Massa Especifica e Volumetria. Foi estagiária no Colégio João Paulo - Zona Sul de Porto Alegre no Clube de Ciências para alunos do Ensino Fundamental. Desenvolveu o projeto de pesquisa Aulas práticas: uma alternativa para a desconstrução da cegueira botânica nas escolas entre 2018 e 2019 em quatro escolas estaduais de Porto Alegre - RS. Tem experiência com desenvolvimento de jogos didáticos nas áreas de: Botânica, Ecologia, e Sistemas do corpo humano. Foi Monitora Voluntária nas disciplinas de sala de aula e laboratório: Geologia e Biopaleontologia, Estrutura e Função Vegetal, Morfofisiologia Vegetal, Morfologia Vegetal I, e Diversidade Vegetal II.

Ana Paula Santos de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012). Mestra (2014) e doutora (2019) em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFSM. Atuação na área de educação em ciências, aprendizagem por projetos, ensino, formação continuada de docentes, TIC e metodologias ativas. Atualmente aluna de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001),  mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Membro ordinário da SBBq como e membro da International Neurotoxicology Association e foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período (2016-2020). Foi bolsista PVE/CAPES no ano 2018/2019 junto ao Albert Einstein College of Medicine (NYC) atuando como cientista visitante. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria e vem trabalhando na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes., também tem projetos de pesquisa na área de educação em ciências em temas relativos a melhoria do ensino de ciências no ensino básico.

Publicado
11-01-2024
Seção
Formação de Professores de Ciências