Repensando as Práticas Avaliativas no Ensino de Ciências no Ensino Médio: uma análise crítica

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Ciências, Ensino Médio

Resumo

Resumo

 

Biografia do Autor

Diana Clementino de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS)

Diana Clementino de Oliveira concluiu a graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA) em 2008, realizou especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado pela Universidade de Volta Redonda (UNIFOA) em 2009, fez especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado- AEE, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) em 2013. Mestrado em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2020. Doutoranda do PPG em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Atualmente é professora efetiva do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Karen Cavalcanti Tauceda, Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS)

Professora Adjunta do Campus Litoral Norte, Departamento Interdisciplinar/UFRGS, da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. Professora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS e do MNPEF da Sociedade Brasileira de Física, no Campus Litoral Norte, UFRGS. Possui Pós-doutorado (2015) pela UNIVATES pelo PPG Ensino, na área de Educação em Ciências-Formação de professores; Doutorado (2014) e mestrado (2010) em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado em Biologia Animal (2001) pela UFRGS; Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1994) pela UFRGS; Graduação em Bacharelado em Zoologia (1999) e Bacharelado incompleto em Fisiologia Animal (1992) pela UFRGS. Foi supervisora de biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), no Colégio Estadual Júlio de Castilhos (2012-2013), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-campus POA, curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Química e Biologia. Foi uma das coordenadoras PIBID/CAPES UFRGS (2018-2020) da área da Educação do Campo - Ciências da Natureza. Integra o projeto "MapBiomas na escola" (Mata Atlântica) / "Geotecnologias no ensino escolar: potencializando a educação do século XXI", como bolsista FUNAPE/UFG. É integrante da "Sociedade Internacional para Pesquisa Cultural e da Atividade (ISCAR)". Tem experiência nas áreas de Zoologia de Aves Aquáticas (reprodução e diversidade), e em Educação, com ênfase em Educação em Ciências, coordenando e integrando projetos de pesquisa/extensão nos seguintes temas: aprendizagem significativa; ensino-aprendizagem em ciências; didática das ciências; ciências da natureza; ensino de química, física e biologia; PIBID; formação de professores; modelos mentais; campos conceituais; interdisciplinaridade; educação ambiental e educação do campo. É líder dos Grupos de Pesquisa/CNPq vinculados à UFRGS: "Educação em Ciências" e "Ensino de Física"

Publicado
11-01-2024
Seção
Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências