A formação dos professores de Ciências e Biologias: panorama de obras desenvolvidas no estágio supervisionado em ensino remoto emergencial publicadas no 6º CLICBIO

  • Eduardo Vinícius Araújo de Albuquerque Sá Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Calligaris Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2778-0441
  • Gabriel Soares Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Álvaro Lima de Almeida Nunes Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: estágio supervisionado, ensino remoto emergencial, ensino remoto, formação de professores, ensino de ciências, pandemia, bncc, bnd, metodologias ativas, recursos digitais, tecnologias educacionais

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Kátia Calligaris Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada III da Universidade Federal de Pernambuco, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM/CAA/UFPE, atua na linha de pesquisa "Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática". Docente do Núcleo de Formação Docente, atua na formação de professores de Física, Química e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Editora principal da Revista Currículo & Docência, periódico do PPGECM/CAA/UFPE desde 2017 e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica - GPEHCC/UFPE, desde 2011. Participa ainda como pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação na Educação - GEPAEd/UFPE. Pós-doutorado desenvolvido junto ao Núcleo de Excelência em Nanofotônica e Biofotônica do Laboratório de Optoeletrônica e Fotônica do Departamento de Física da UFPE. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba com ênfase na biópsia ótica de estenose aórtica. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo com estudo de caracterização cristalina e magnética de ferrofluídos. Bacharel e Licenciada em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Gabriel Soares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua como professor na rede particular de ensino no Recife e possui interesse na pesquisa sobre ensino de Matemática, visando práticas pedagógicas inovadoras e uma aprendizagem significativa.

Álvaro Lima de Almeida Nunes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado na Licenciatura em Ciências da Computação pela UFRPE com especialização em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Focus. Atua como Professor do Ensino Médio Técnico na rede estadual de Pernambuco e Professor Formador EAD.

Publicado
11-01-2024
Seção
Formação de Professores de Ciências