Uma discussão entre Clubes de Ciências e Mulheres na Ciência a partir de um estudo exploratório

  • Eduarda da Silva Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-1753-5429
  • Paola Cazzanelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Clubes de Ciências, Mulheres na Ciência, Educação não-formal

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Eduarda da Silva Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Cerro Largo) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS). Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), participante do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da PUCRS e certificado pelo CNPq. Também atuando como professora de Ciências e Biologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem interesse por temas sobre currículo, formação de professores, experimentação, clubes de ciências, feiras de ciências e mulheres na ciência.

Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra (2022) e Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2022). Especialista em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). Especialista em Gestão em Educação: supervisão e orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2023). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados sobre Análise Textual Discursiva e Métodos Correlatos da PUCRS. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, Educar pela Pesquisa, educação museal, visitas virtuais, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, escola em tempo integral, reciclagem e Educação em Saúde. 

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação e continuada de professores.

Publicado
11-01-2024