HEMANGIOMA CAVERNOSO TRANSMURAL COMO ACHADO ACIDENTAL DURANTE APENDICECTOMIA: UM RELATO DE CASO

  • Jéssica Daniela Schroder UFFS
  • Tacio de Oliveira, Oliveira UFFS
  • Luciano Dotta Guarientii

Resumo

Relato de Caso: Paciente do sexo feminino, 25 anos, recebida no atendimento hospitalar informando dor a um dia no quadrante inferior direito do abdome. Não havia presença de nenhuma outra patologia e já havia passado por uma cesariana. Ao exame físico evidenciou-se o Sinal de Blumberg positivo e a ultrassonografia demonstrou o apêndice vermiforme com 9 mm, com conteúdo anecoico (sugestivo para apendicite aguda).

Paciente foi então encaminhada para procedimento cirúrgico de apendicectomia, sendo realizada sem nenhuma intercorrência.  Porém, durante a abordagem foi evidenciado uma formação tumoral na região do íleo, sendo então realizado a enterectomia e enteroanastomose para segurança do paciente. Sendo a peça anatômica encaminhada para patologia.

O Exame patológico confirmou o caso de hemangioma capsular transmural, com margens cirúrgicas livres porção anatômica do intestino delgado e o apêndice e outras estruturas sem nenhum achado preocupante. 

Paciente após procedimento cirúrgico se manteve calma, sem presença de náuseas e vômitos, negando dor. Já conseguiu deambular no segundo dia, aceitando dieta com facilidade, diurese presente, flatos presentes, eliminações fecais normais no terceiro dia, recebendo alta hospitalar.

Publicado
13-09-2019