AUMENTO CONCENTRAÇÃO SÉRICA DE VITAMINA C: EFEITO DE UM SUCO GREEN SMOOTHIE ADICIONADO DE PROBIÓTICO

  • Eduardo Ottobelli Chielle Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Bruno De Lai
  • Eliandra Rossi
  • Beatriz Rosa
  • Filomena Marafon
  • Greicy kosvoski
  • Margarete Bagatini

Resumo

Introdução: Existe uma grande procura por alimentos funcionais e probióticos pelo fato desses alimentos favorecem inúmeros benefícios à saúde, tais como a regulação da flora intestinal, melhora do sistema imunológico, inibição de patógenos, aumento da absorção de minerais e produção de vitamina. As vitaminas apresentam inúmeras funções para organismo dentre elas atividades antioxidantes protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, câncer, arteriosclerose e envelhecimento.

Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar por técnicas in vitro a concentração sérica de vitamina C de voluntários antes e após a ingestão de um suco detox adicionado de probiótico, verificando a capacidade antioxidante deste suco.

Metodologia:  O suco detox foi preparado em condições assépticas com abacaxi, maçã verde, chá verde, espinafre, couve, hortelã, gengibre e água estéril. Posteriormente este suco foi pasteurizado e a ele adicionado cepas comerciais liofilizadas das bactérias probióticas Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei e Bifidobacterium bifidum. Foram selecionados 20 voluntários, 10 homens e 10 mulheres que toram pela manhã  200 mL do suco durante 30 dias. As concentrações de vitamina C foram avaliados antes e após o tratamento e foram expressos em g/L. Este estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética da UNOESC (protocolo no 219.091).

Resultados: Observou-se um aumento significativo (p=0.001) dos níveis séricos de vitamina C  após 30 dias de consumo do suco detox probiótico. Antes do tratamento os voluntários apresentaram uma concentração sérica de vitamina C de 1.00±0.07 g/L e após o consumo 1.20±0.08 g/L. Essa redução foi observada nos homens e nas mulheres.

Conclusão: O suco detox adicionado de probiótico promoveu o aumento significativo da concentração sérica de vitamina C e consequentemente da capacidade antioxidante do organismo. Este é um resultado importante uma vez que o desequilíbrio oxidativo é um dos fatores fisiopatológicos de inúmeras doenças. A vitamina C é considerado um composto capaz de sequestrar radicais livres, atua como quelante e eleva a atividade antioxidante endógena, contribuindo para melhorar a sobrevida das células. Com o aumento da atividade antioxidante deste suco detox adicionado de probiótico e redução do estresse oxidativo pode-se evitar ou amenizar comorbidades expressivas na população, como as cardiovasculares, diabetes, câncer, aterosclerose e obesidade.

Publicado
13-09-2019