SUCO GREEN SMOOTHIE ADICIONADO DE PROBIÓTICO ESTIMULA A PRODUÇÃO DE GLUTATIONA REDUZIDA (GSH)

  • Eduardo Ottobelli Chielle Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Bruno De lai
  • Eliandra Rossi
  • Beatriz Rosa
  • Filomena Marafon
  • Greicy kosvoski
  • Margarete Bagatini

Resumo

Introdução: Estudos tem demonstrado que o consumo de bebidas de origem vegetal e de probióticos estão associados à redução do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Tais alimentos são fontes de substâncias como carotenóides e polifenóis que podem atuar como agentes quimioprotetores, reduzindo os danos causados por espécies reativas de oxigênio, formadas tanto em condições fisiológicas quanto patológicas e além disso podem aumentar a concentração antioxidante da Glutationa reduzida (GSH) que é o principal tiol intracelular livre, não-proteico, encontrado em vários tecidos biológicos.

Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar por técnicas in vitro a concentração sérica da glutationa reduzida (GSH) de voluntários antes e após a ingestão de um suco detox adicionado de probiótico, verificando a capacidade antioxidante deste suco.

Metodologia:  O suco detox foi preparado em condições assépticas com abacaxi, maçã verde, chá verde, espinafre, couve, hortelã, gengibre e água estéril. Posteriormente este suco foi pasteurizado e a ele adicionado cepas comerciais liofilizadas das bactérias probióticas Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei e Bifidobacterium bifidum. Foram selecionados 20 voluntários, 10 homens e 10 mulheres que toram pela manhã  200 mL do suco durante 30 dias. A concentração sérica da GSH foi avaliada antes e após o tratamento e foram expressos em U/L. Este estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética da UNOESC (protocolo no 219.091).

Resultados: Observou-se um aumento significativo (p=0.001) na concentração sérica da GSH após 30 dias de consumo do suco detox probiótico. Antes do tratamento os voluntários de ambos os sexos apresentaram uma concentração sérica de GSH de 0.20±0.04 U/L e após o consumo 0.27±0.05 U/L.

Conclusão: O suco detox adicionado de probiótico promoveu o aumento significativo da concentração sérica da GSH e consequentemente da capacidade antioxidante do organismo. Este é um resultado importante uma vez que o desequilíbrio oxidativo é um dos fatores fisiopatológicos de inúmeras doenças. O suco detox adicionado de probiótico pode estimular a detoxificação de xenobióticos, regular a síntese de proteínas, modificar a atividade enzimática e controlar o estresse oxidativo, mediante estímulo da concentração séricas de GSH que é um composto polar, rico em cisteína e que apresenta estas características, contribuindo para evitar ou amenizar comorbidades expressivas na população, como as cardiovasculares, diabetes, câncer, aterosclerose e obesidade.

Publicado
13-09-2019