CLUBE DE LITERATURA: LEITURA DO CONTO DE SUSPENSE “O HORLA” POR UMA TURMA DE CURSO NORMAL

  • Rita Luana Rieger Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A experiência da leitura literária capacita a pessoa que lê para um contato com outro tempo, outras realidades e outros pontos de vista, que se apresentam como importantes para a vida em sociedade. O objetivo principal da ação de extensão “Clube de Literatura” consiste na contribuição para a formação de leitores, pois o aluno de Ensino Médio deve estar apto para dialogar criticamente com o texto que lê a partir de suas próprias vivências, compreendendo o que o texto diz e porque diz o que diz, relacionando com o meio social o qual está inserido e internalizando aquilo que for relevante para a sua própria aprendizagem. Para desenvolver estas capacidades e demais habilidades de leitura e escrita dos alunos, foram desenvolvidas práticas de letramento, concepção proposta por Rildo Cosson em Círculos de Leitura e Letramento Literário. A partir destas práticas, os discentes tiveram a possibilidade de apropriar-se da literatura não apenas como um conjunto de textos consagrados, mas sim, como repertório cultural que proporciona de uma forma singular a construção de sentidos. As atividades e discussões desenvolvidas puderam ampliar o repertório de leituras dos participantes e, consequentemente, as reflexões acerca dos temas sociais implicados em cada obra.

Publicado
17-07-2019
Seção
Educação - Pôster