TEMPO E CLIMA NA “UFFS NA ESCOLA A ESCOLA NA UFFS”

ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

  • Thamires Caetano Romão Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Paula Lindo

Resumo

Com a finalidade de superar as tradicionais aulas do ensino fundamental, onde os alunos participam passivamente durante as atividades, foi proposta uma prática didática com o tema “Educação Geográfica: Estratégia didática para o ensino do clima e do tempo”, pela perspectiva da Educação Geográfica. Trabalhamos com os alunos da escola municipal CAIC, localizada no bairro Cristo Rei de Erechim, nos dias 26/04/2019 e 03/05/2019. Os objetivos desta atividade foi mostrar aos alunos a diferença entre tempo e clima, bem como demonstrar a importância e o impacto das precipitações, a partir da realidade vivida por eles.  O projeto de extensão “A escola na UFFS e a UFFS na escola: Geografias e Encontros” (2018-2019) têm como objetivo de fortalecer o espaço de diálogo e troca de experiências entre os docentes e discentes do curso de Geografia - licenciatura com as (os) professoras (es) e estudantes da educação básica. O propósito é demonstrar aos estudantes da rede pública como a universidade se torna um ambiente de construção de conhecimento, assim como, integra as professoras e os professores que possuem uma longa caminhada dentro da educação novas metodologias para serem aplicadas dentro e fora da sala de aula.

Publicado
17-07-2019
Seção
Educação - Pôster