Diáspora haitiana em sala de aula

  • Bruna Carolina Krauspenhar UFFS/graduanda
  • Samira Peruchi Moretto UFFS/docente

Resumo

A partir de 2010, o Brasil passou a receber um número expressivo de imigrantes haitianos. Na região Oeste de Santa Catarina, a migração haitiana foi incentivada pela agroindústria presente na região, em função do emprego de grande número de trabalhadores. Em uma região marcada pela mítica de um passado heróico dos imigrantes alemães e italianos e com a evocação constante de uma identidade europeia, portanto, branca, não surpreendeu que esses imigrantes haitianos foram alvo de racismo pela população local, além de ser perceptível a insociabilidade entre a população local e os imigrantes haitianos. Pensando na integração, dentro das possibilidades, desses imigrantes haitianos, porém buscando principalmente combater o racismo, percebeu-se que o espaço escolar seria um importante ponto de partida para desenvolver o respeito e a tolerância. Sendo assim, criou-se o projeto de cultura “Haitianos: Respeito, Cultura e Diferenças”, vinculado a UFFS, campus Chapecó. O objetivo do projeto é oferecer minicursos sobre a história do Haiti, o contexto atual e a imigração haitiana para o Brasil, além de discutir sobre o preconceito e o racismo, visando estimular a empatia e o respeito às diferenças entre os adolescentes frequentadores das escolas públicas da cidade. No segundo semestre de 2018, as atividades aconteceram na Escola Básica Profª Valesca Parizotto, com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, atendendo um total de 60 alunos. Os resultados obtidos até o momento indicam uma melhora da integração entre os discentes moradores da região e os discentes imigrantes haitianos, os quais muitas vezes estavam na mesma turma, porém não socializavam entre si. Além disso, os discentes foram estimulados a desenvolver textos, desenhos e história em quadrinhos sobre a imigração haitiana, contudo grande parte deles apresentaram principalmente apelos contra o racismo, o que comprova o quão efetivo foi o desenrolar do projeto.  

Publicado
17-07-2019