VIOLÊNCIAS, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E CULTURA DE PAZ À LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE AUDIOVISUAIS PARA SENSIBILIZAÇÃO DE GRADUANDOS (AS) EM SAÚDE

  • Cláudio Claudino da Silva Filho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó
  • Fabrine Maria Favero Bolsa Cultura Edital Nº 551/GR/UFFS/2017, Enfermeira (UFFS)
  • Débora Cristina Fávero Enfermeira (UFFS), Residente em Cardiologia na empresa Hospital da Cidade de Passo Fundo
  • Adriana Carolina Bauermann Farmacêutica (Unochapeco), Licencianda em Ciências Sociais (UFFS)
  • Giovani Francisco Caus Graduando em Agronomia (UFFS)
  • Graciela Soares Fonseca Cirurgiã-dentista, Doutora e Mestra em Ciências Odontológicas (USP), Professora Adjunta da UFFS, Campus Chapecó
Palavras-chave: Violência; Formação profissional em saúde; Recursos de áudio e vídeo

Resumo

Estudos apontam que o processo formativo dos cursos de graduação, independente da área de atuação em que se situam, possuem pouca ou nenhuma aproximação com o tema da violência, e quando acontece, raras as vezes em que esse tema é tratado de forma transversal e transdisciplinar perante a formação. Este trabalho objetiva apresentar as contribuições de um Projeto de Cultura, ao instigar processos pedagógicos de produção de audiovisuais, e a partir disso, relatar os principais tipos de violências que foram debatidos durante a exibição dos vídeos, nos “cines-saúde”. Trata-se de um relato de experiência de ações culturais, com interface extensionista. O projeto de Cultura “Violências, medicação de conflitos e cultura de paz à luz do pensamento de Paulo Freire: construção participativa de audiovisuais para sensibilização de graduandos(as) em saúde” (Edital 512/2016) produziu 05 vídeos pelos membros voluntários e bolsistas, entre os meses de Agosto de 2016 a Maio de 2017. A concepção cultural e a base epistemológica se baseou no Educador Pernambucano Paulo Freire. Observou-se que a exibição dos vídeos, construídos participativamente pelas mãos contribuintes do projeto, geraram ricas discussões sobre questões atuais e cotidianas de violência. Além dos pequenos vídeos, a produção fotográfica contribuiu para a construção de uma perspectiva mais crítica da realidade. As discussões da relação entre violência e imagens solicitam um engajamento do olhar do estudante para com a cena. Os resultados do projeto indicam para a necessidade de incorporação dialógica de debates semelhantes nas matrizes curriculares.

Biografia do Autor

Cláudio Claudino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês, Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tutor e Coordenador do Grupo Enfermagem no PET Saúde / GraduaSUS 2016-2018. Integrante do Coletivo de Coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Pesquisador dos Grupos/CNPq: “Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES)”, "Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde" em Florianópolis-SC (EDEN/PEN/UFSC), e "Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva" (NESCO/UNIVASF).  Coordenador Adjunto de Cultura e Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), CampusChapecó-SC. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.br

 

Fabrine Maria Favero, Bolsa Cultura Edital Nº 551/GR/UFFS/2017, Enfermeira (UFFS)

Bolsa Cultura Edital Nº 551/GR/UFFS/2017, Enfermeira (UFFS)

Débora Cristina Fávero, Enfermeira (UFFS), Residente em Cardiologia na empresa Hospital da Cidade de Passo Fundo

Enfermeira (UFFS), Residente em Cardiologia na empresa Hospital da Cidade de Passo Fundo

Adriana Carolina Bauermann, Farmacêutica (Unochapeco), Licencianda em Ciências Sociais (UFFS)

Farmacêutica (Unochapeco), Licencianda em Ciências Sociais (UFFS)

Giovani Francisco Caus, Graduando em Agronomia (UFFS)

Graduando em Agronomia (UFFS)

Graciela Soares Fonseca, Cirurgiã-dentista, Doutora e Mestra em Ciências Odontológicas (USP), Professora Adjunta da UFFS, Campus Chapecó

Cirurgiã-dentista, Doutora e Mestra em Ciências Odontológicas (USP), Professora Adjunta da UFFS, CampusChapecó

Publicado
02-10-2018