VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) NO OESTE CATARINENSE: TENSÕES, DESAFIOS E APRENDIZADOS NA PAVIMENTAÇÃO DE MUDANÇAS CURRICULARES PARA INTERPROFISSIONALIDADE
Resumo
As estratégias de reorientação da formação profissional em saúde são uma tentativa de garantir um itinerário formativo atento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à Saúde Coletiva como campo de saberes e práticas, e dentre estas políticas indutoras, o projeto VER-SUS/Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) vem cumprindo papel diferencial. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do VER-SUS Oeste Catarinense em instigar movimentos curriculares de mudança na perspectiva da interprossionalidade. Neste sentido, Configura-se como um relato de experiência acerca do Projeto VER-SUS Oeste Catarinense, institucionalizado como Programa e Projeto de extensão na UFFS. A iniciativa germinou e foi conduzida a partir do movimento estudantil de três universidades (UFFS, Unochapecó e Udesc/CEO), caracterizando-se como um movimento coletivo e frutífero em cinco edições concluídas até o presente momento. Em dados quantitativos, ao todo foram envolvidos(as) 304 participantes, compostos por viventes, facilitadores(as) e comissão organizadora, de diversos cursos de graduação (para além da saúde). O princípio de todas as ações realizadas vêm no sentido de sublinhar o estudante como protagonista de sua formação, para que consigam suprir a lacuna que se instala entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho no SUS, e trazendo a possibilidade de fortalecer a integração entre ensino-serviço-comunidade. Por conseguinte, o VER-SUS Oeste Catarinense exemplificou que espaços dialógicos de reflexão e vivência sobre o SUS são possíveis de incorporação nos currículos dos cursos da saúde e de outras áreas, para além de projetos ou iniciativas extracurriculares.