FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O projeto de Extensão é vinculado ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e ao Programa Novo Mais Educação (PNME), que vem contribuir com formação continuada aos professores da rede pública de ensino da região norte do Rio Grande do Sul, cadastrados no PACTO. A formação ocorreu de novembro de 2017 a junho de 2018, por meio de atividades presenciais, realizadas no espaço da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, e de atividades à distância realizadas nos próprios municípios pelos articuladores junto aos mediadores. O recorte é sobre as atividades da área de Matemática organizadas pelos docentes formadores e sobre reflexões e análises acerca do seu desenvolvimento junto ao grupo de articuladores, com vistas a contribuir com a área da Educação Matemática acerca de possibilidades de extensão articuladas ao ensino na formação de professores e à pesquisa. A organização das atividades valorizou a possibilidade de significação dos conceitos e a abordagem investigativa em aulas de Matemática, sendo utilizados diferentes recursos e estratégias, a exemplo de material manipulável e investigações matemáticas. Os conceitos matemáticos, abordadas de forma articulada, tiveram ênfase sobre os números decimais, números fracionários, sistema de medidas e geometria. As atividades pautaram-se em ações práticas e no processo de análise sobre a sua complexidade pedagógica, suas implicações e suas potencialidades no ensino de Matemática, aspectos que permitiram o reconhecimento do potencial formativo das atividades.