CIÊNCIAS, AMBIENTE E FORMAÇÃO

  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon Alarcon UFFS
  • Aléxia Birck Fröhlich UFFS

Resumo

A formação de professores em Ciências visa uma melhoria da qualidade da educação científica, em prol de uma alfabetização científica. Com o intuito de promover uma formação crítica como estratégia de enfrentamento à educação tradicional, o curso de Ciências, Ambiente e Formação do PETCiências traz a possibilidade de preparar os licenciandos para ações pedagógicas no campo educacional e social, por meio de encontros mensais, em formato de: mesas redondas, palestras, oficinas e seminários. Os bolsistas do PETCiências densenvolvem convites, folders, listas, declarações e também coordenam a sessão apresentando o palestrante e as questões a serem discutidas. Com temáticas como: Ensino de Física; Qualidade Ambiental; Mudança Climática Global; Educação Ambiental; Meio Ambiente e Ensino; Energias Renováveis; Experimentação no Ensino de Ciências; Livros didáticos de Biologia e Energia; Educação em saúde; assim como Seminários de Pesquisa do PETCiências e do GEPECIEM. Envolvendo assim diversas áreas e professores da UFFS Campus Cerro Largo: Ensino de Ciências, Engenharia Ambiental, Química, Física, Biologia e Pedagogia. Esses encontros permitem uma reflexão de modo a ampliar os espaços interativos/formativos da UFFS desenvolvidos na e para área Ensino de Ciências. Fortalecendo uma formação crítica dos sujeitos envolvidos assim consequentemente também dos alunos da escola, no ritmo que vai sendo atingida gradativamente pelas ações formativas do grupo através dos processos formativos.

Biografia do Autor

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação nas Ciências. Professor Adjunto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia. Pesquisador Líder do GEPECIEM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Campus de Cerro Largo - RS
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

 

 

Publicado
02-10-2018
Seção
Campus Cerro Largo