CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro lARGO
  • Paula Vanessa Bervian
  • Ruben Alexandre Boelter
  • Roque Ismael da Costa Güllich
  • Fabiane de Andrade Leite
  • Eliane Goncalves dos Santos
  • Rosemar Ayres dos Santos
  • Judite Scherer Wenzel
Palavras-chave: formação de professores; ciclos formativos; relatos de experiência.

Resumo

As ações dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências do respectivo Programa de Extensão: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática tem abrangência de aproximadamente 10 municípios integrantes das diferentes Coordenadorias Regionais da Educação (CRE) das escolas municipais e particular. Os sujeitos em formação no Programa são professores de Ciências, Biologia, Física e Química da Educação Básica do Município de Cerro Largo-RS e Macrorregião Missioneira, além dos professores formadores e dos licenciandos dos Cursos de Ciências Biológicas, Física e Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), todos em formação constante. A metodologia por meio da investigação-ação tem priorizado reflexões coletivas em torno de temáticas pedagógicas de atualização e de enfrentamento à educação tradicional, produção de relato de práticas e uso do Diário de Bordo. A formação continuada ao ser vivenciada tornar-se constitutiva de replanejamento da prática docente, tendo por objetivo instigar os participantes dos Ciclos Formativos, a reavaliar, repensar e reconstruir suas práticas pedagógicas, junto aos pares com os quais interage diariamente nas escolas e universidade. Assim, cada participante dos Ciclos Formativos torna-se um mediador qualificado das ações e das práticas, pois o processo de reflexão e de discussão crítica repercute nas atividades de ensino e no diálogo com os pares melhorando a prática docente.

Publicado
02-10-2018
Seção
Campus Cerro Largo