EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Denize Ivete Reis Universidade Federal da Fronteira sul - UFFS
  • Graziela Lunkes
  • Bruna Kopplin
  • Alcione AlciAparecida de Almeida Alves
  • Bernadete Scheid
  • Carine Knebel Backes
  • Karla Marina ziembowicz
  • Tatiane Chassot
  • Louise de Lira Roedel Botelho
Palavras-chave: natureza, meio ambiente, sociedade

Resumo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) por meio da Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES), contribui na implementação das políticas de Educação Ambiental estabelecidas em lei e por vezes pouco operantes nas atividades docentes. Objetiva promover práticas de educação ambiental, como instrumento de desenvolvimento e cidadania no município de Cerro Largo, RS com o intuito de despertar a percepção da sociedade acerca dos problemas ambientais e contribuir para a conscientização, mobilização e atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foi utilizado um método diagnóstico visando identificar a percepção e práticas que educandos e educadores apresentam em relação a Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais envolvidas. Através da aplicação de questionários, analisamos os conhecimentos que os alunos construíram ao longo dos anos iniciais com as concepções manifestadas pelos professores (entrevista) que, possivelmente influenciam as práticas desenvolvidas na escola. São realizadas avaliações periódicas por meio de reuniões, onde são compartilhadas ideias, apresentados e analisados os resultados obtidos no desenvolvimento das atividades. Também estão previstos seminários de avaliação das ações desenvolvidas e proposição de metodologias futuras. Preliminarmente, percebe-se uma Educação Ambiental focada em atividades e trabalhos em hortas, atividades voltadas à separação do lixo, à economia de água e a comemoração de datas relacionadas aos temas ambientais, desvinculada da compreensão do que é ser sustentável e compreensão das relações humanas com o meio ambiente e como é possível causar menos impactos, junto ao respeito a natureza e todos os seus elementos.

Publicado
02-10-2018
Seção
Campus Cerro Largo