PROCESSOS E AÇÕES DE EXTENSÃO DA INCUBADORA TECNOSSOCIAL DE COOPERATIVAS E EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (ITCEES):

DESAFIOS E IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO DAS REGIÕES NOROESTE E MISSÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

  • Alcione Aparecida de Almeida Alves Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Louise de Lira Roedel Botelho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Matheus Araújo do Amaral Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Denize Ivete Reis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ronnie Reus Schroeder Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Raquel Müller Tones Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

As incubadoras tecnossociais são capazes de melhorar a comunidade e sociedade de forma participativa sendo capaz de incrementar o desenvolvimento regional. Na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, encontra-se a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, com a Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES), que atua através dos eixos de ensino, pesquisa e extensão com a Economia Solidária e o Cooperativismo. A incubadora incuba atualmente a Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos Pela Natureza (COOPERCAUN), a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Cerro Largo (COOPACEL), a qual faz parte da Rede das Cooperativas, Associações e Agroindústrias da Agricultura Familiar do Território Missões (REMAF). A ITCEES tem vinculo com o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC) do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal e com a rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs). O objetivo deste trabalho é identificar a curricularização nas ações da ITCEES junto ao desenvolvimento das regiões noroeste e missões do Rio Grande do Sul. A metodologia consistiu em observação participante e analise de dados documentais. Salienta-se que esta é uma pesquisa qualitativa. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a difusão do conhecimento sobre incubadoras sociais, em especial da ITCEES bem como da curricularização por meio do trabalho extensionista em prol do desenvolvimento das regiões noroeste e missões do Rio Grande do Sul.

Publicado
02-10-2018
Seção
Campus Cerro Largo