INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA REFORMA AGRÁRIA NO PARANÁ

  • Alex Verdério Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Laranjeiras de Sul
  • Ana Cristina Hammel UFFS
Palavras-chave: Educação Superior; Educação do Campo; Reforma Agrária.

Resumo

O Programa Interface entre Educação Superior e Educação do Campo no contexto da Reforma Agrária, em suas duas edições – 1ª edição realizada entre março de 2015 e agosto de 2016 e 2ª edição iniciada em maio de 2018 e com previsão de termino em agosto de 2019 – tem por foco de atuação as Comunidades do Campo situadas nos Acampamentos e Assentamentos de Reforma Agrária do Paraná, bem como as Escolas de Educação Básica inseridas em tais espaços. Sua realização fundamenta-se no aprofundamento prático-teórico da Educação do Campo e na articulação sinergética de ações que têm como eixos comuns: i) o fortalecimento da Reforma Agrária; ii) o protagonismo dos sujeitos sociais pelo viés da educação, formação, organização e cooperação; iii) a formação inicial e continuada de professores do campo. A metodologia está fundamentada na práxis e em referenciais teóricos de base crítica, pautados na Educação Popular e no protagonismo dos sujeitos envolvidos. As ações do Programa voltam-se para a construção de espaços e atividades que promovam a socialização e o diálogo entre a diversidade de participantes, respeitando a dinâmica dos parceiros e das comunidades atendidas. A avaliação, de caráter contínuo e cumulativo, se processa por meio de sistematizações coletivas e individuais produzidas no decorrer do Programa, para tanto, considera instrumentos avaliativos diversificados, a fim de permitir considerar as possibilidades dos conteúdos e dos participantes.

Biografia do Autor

Alex Verdério, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Laranjeiras de Sul

Licenciado em Pedagogia para Educadores do Campo (2008) e Mestre em Educação (2011) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) . Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (2013) pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ). Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação (UFFS) e ao Grupo de Pesquisa Didática, práticas escolares e publicações didáticas (UFPR). Professor efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Laranjeiras do Sul. Coordenador de Estágio no Curso Interdisciplinar em Educação Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Agrárias. Atua como educador popular nas áreas de reforma agrária, vinculado a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (COPAVI).

Publicado
02-10-2018
Seção
Campus Laranjeiras do Sul