PROCESSOS FORMATIVOS E EDUCATIVOS

  • Adriana Salete Loss UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Josiele Eliane Wall

Resumo

O Programa de Extensão “Processos formativos e educativos” tem como proposta a articulação dos diferentes projetos de extensão que têm como objetivo principal a Formação de Professores, servidores, pais e estudantes da rede pública escolar e universitária e da comunidade externa em temas como: Autoformação pessoal, política e profissional; O brincar: relação pais e crianças; Espaços e tempos na Educação Infantil; O programa tem em vista o fortalecimento das relações entre pesquisa, ensino e extensão, o diálogo com a comunidade. Os temas são trabalhados a partir de sugestões de leituras, oficinas de vivências, oficinas de brincadeiras com pais e crianças e palestras. Onde as ações desenvolvidas pelo programa de extensão estão proporcionando de maneira significativa e reflexiva a formação educacional de estudantes do curso de Pedagogia, professores e pais de crianças do município de Erechim – RS.

Biografia do Autor

Adriana Salete Loss, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Adriana Salete Loss. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Estágio no Exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009). Pos-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2014-2015) e financiado pela CAPES. Possui graduação em PEDAGOGIA - LICENCIATURA pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim (1997), Especialização em Psicopedagogia pela URI (campus de Erechim), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), com estágio no exterior. Pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal, financiado pela CAPES (agosto de 2014 a julho de 2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.  Diretora da Organização Pedagógica - Pró-reitoria de Graduação da UFFS - (2011-2013).

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A partir de 2012 é Coordenadora do Grupo de Estudo da Cátedra do Oprimido da Universitas Paulo Freire na UFFS. Líder do grupo de Pesquisa "Educação Popular na Universidade" - GRUPEPU, certificado pelo CNPq desde 2012. Líder do grupo de pesquisa “Educação Emocional – GRUPEE, certificado pelo CNPq a partir de 2016.Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Educação, subjetividades e cotidianidade; Educação Intercultural; Educação Popular e Paulo Freire; Formação pessoal e profissional dos professores e educadores nas áreas emocional e ética (Processo educativo e autoformação); Educação Integral; Currículo.; Didática; Ensino-Aprendizagem.

Josiele Eliane Wall

Acadêmica da 5ª fase do curso de Licenciatura em Pedagogia. Bolsista do Programa de extensão Processos formativos e educativos, da Universidade Federal da Fronteira Sul / UFFS – campus Erechim

Publicado
02-10-2018