O PIBIC-EM COMO POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A REDE DE EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Gradualmente, o Ensino Superior vem se tornando a principal ambição dos estudantes do Ensino Médio, pois dentre as possíveis alternativas que os estudantes têm após a finalização de sua trajetória escolar, o ingresso em uma universidade é a escolha predominante. Com o constante crescimento do número de universidades públicas e de propostas que visam uma maior acessibilidade de ingresso nas mesmas, os estudantes (sobretudo aqueles/as que nunca tiveram essa perspectiva por elevada vulnerabilidade social) veem no Ensino Superior uma possibilidade de crescimento profissional e de melhora de vida. Durante toda sua carreira escolar, são instruídos e preparados para terem um bom desempenho nos exames de admissão das universidades, que são extremamente concorridos e, embora possuam grande anseio em participar da vida acadêmica, veem-se distanciados dessa realidade. Pressupõe-se que os estudantes só estarão habilitados a participar da rotina acadêmica e a transitar pela universidade após a aprovação em determinado curso através dos vestibulares, impossibilitando assim, a inserção de estudantes das escolas públicas no ambiente universitário. Dessa maneira, o objetivo geral desse trabalho é discutir a importância de projetos e ações que visem a aproximação da universidade com a rede de escolas pública que oferecem o ensino médio, proporcionando o contato direto entre as duas instituições. Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Projeto de Pesquisa intitulado “Histórias de vida e itinerários formativos para acesso e permanência em uma universidade pública: perspectivas de estudantes entre o ensino médio e a graduação em Enfermagem e Medicina da UFFS”, aprovadopelo Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) para o Ensino Médio pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), CampusChapecó, fomentada pelo CNPq mediante Edital No 523/UFFS/2017 - PIBIC-EM/CNPq 2017/2018. A partir dessa aproximação, os estudantes foram incitados a pensar sobre o ingresso no ensino superior e a participar regularmente de atividades vinculadas ao tema da pesquisa. O PIBIC-EM introduz não só a bolsista, mas seus colegas de Ensino Médio em pesquisas cientificas, familiarizando-os com as ferramentas e recursos utilizados, que são classicamente característicos do ambiente universitário. O programa consegue, ainda que muito preliminarmente frente ao distanciamento histórico, aproximar as escolas e as universidades, promovendo uma conexão mutuamente produtiva e reflexiva entre as mesmas. Possibilita aos estudantes o intercâmbio entre as duas instituições para coleta de dados da pesquisa e oportuniza o diálogo com professores/as e estudantes das universidades. Diante do exposto o PIBIC-EM mostra-se um método eficiente na busca pelos objetivos almejados, atuando como intermediador entre os dois ambientes de ensino e aprendizagem. Os estudantes podem, ainda, participar de atividades incomuns ao seu cotidiano escolar, onde são estimulados a buscarem uma formação no Ensino Superior visando uma maior variedade de carreiras e possibilidades. Por conseguinte, os estudantes são inseridos no universo acadêmico e científico, onde se é desconstruída a ideia de que o Ensino Superior (sobretudo o público/federal) é uma realidade distante e até inatingível para jovens no Ensino Médio, e as escolas e as universidades podem mesclar-se aspirando o melhor desenvolvimento dos estudantes com o intuito de direciona-los às escolhas corretas.