O LUGAR DA ESCOLA NA VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa, em fase de conclusão, contemplada pelo Edital Nº 523/GR/UFFS/2017 – PIBIC-EM/CNPq, 2017/2018. Entre os objetivos da pesquisa merecem destaques os que se propõe a entender em que medida os sentidos atribuídos pelos estudantes do ensino médio à escola vinculam-se ao capital econômico e cultural que eles expressam; e os que priorizavam a aprendizagem e o aprimoramento de métodos e técnicas de pesquisa por parte do estudante bolsista pesquisador do ensino médio. A pesquisa teve como local do estudo a Escola de Educação Básica Coronel Lara Ribas (EEB Cel. Lara Ribas), localizada no município de Chapecó-SC., e como sujeitos do estudo, os estudantes do ensino médio dos períodos matutino e noturno. No que se refere à metodologia de estudo, esta se concentrou na análise bibliográfica e na pesquisa de campo. No que diz respeito à análise bibliográfica, a pesquisa apresenta como referência principal as obras de Pierre Bourdieu, em particular, suas conceituações acerca de capital econômico, capital cultural, campo e habitus. Em relação à pesquisa de campo, esta seguiu uma abordagem qualitativa/quantitativa, tendo como instrumento de aplicação da pesquisa entrevistas com os estudantes do ensino médio. As entrevistas foram realizadas através de perguntas abertas e semiestruturadas referentes à temática em estudo, com participação de 135 estudantes, o que corresponde, aproximadamente, 35% das matrículas do ensino médio na escola Lara Ribas. A fundamentação teórica em Bourdieu, com atenção especial na Sociologia Reflexiva, segue os propósitos já expressos pelo sociólogo, ou seja, levar a sério a reconstrução científica de um objeto. É o que procuramos fazer ao tomar Bourdieu como referência central para problematizar os conceitos de capital econômico e cultural, relacionando-os com os sentidos atribuídos pelos estudantes do ensino médio à escola. Em síntese, o que pretendemos é perceber o lugar da escola na vida dos estudantes. A pesquisa está ajudando a revelar o que os estudantes do ensino médio, atualmente, procuram na escola. Além disso, tem proporcionado ao estudante pesquisador do ensino médio aprender métodos e técnicas de pesquisa, e a instrumentalizar a escola com informações e reflexões resultantes das entrevistas. Nesse momento, a intenção é problematizar as manifestações dos estudantes acerca do tema da pesquisa, sistematizando um conjunto de saberes oriundos do estudo, com o propósito de divulgá-los. Os números da pesquisa serão expressos através de gráficos organizados a partir das doze perguntas elaboradas para as entrevistas. São esses resultados que desejamos debater nesse evento.
Palavras-chave: Ensino médio, Capital econômico, Capital cultural, Sentidos da escola.