O PET-SAÚDE / GRADUA-SUS COMO CATALISADOR DE MUDANÇAS CURRICULARES
QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES E TENSÕES PEDAGÓGICAS PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA?
Resumo
Resumo:O PET-Saúde GraduaSUS (Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde) é a modalidade mais atual dessa iniciativa governamental, após alguns anos de estímulos e dispositivos formativos pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Neste novo edital, a preocupação se voltou sobretudo às necessidades de reorientação pedagógica para que os movimentos de ensinar e aprender se ancorem em metodologias ativas, que deem conta de construir com o(a) educando(a) laços frente à complexa realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao processo saúde-doença-cuidado-qualidade de vida dos(as) usuários(as). Estudos têm apontado sua contribuição no processo formativo, sobretudo para rupturas paradigmáticas no modelo de educação bancária ainda vigente nas instituições de ensino superior brasileiras. Este trabalho tem como objetivo geral relatar e refletir sobre as tensões e contribuições pedagógicas a partir da experiência do PET-Saúde GraduaSUS, desenvolvido em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó-SC (SESAU) com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Trata-se de um estudo na modalidade relato de experiência, de onde se miram dois grupos tutoriais, compostos por acadêmicos(as) da UFFS dos cursos de Enfermagem e Medicina, Preceptores(as) – profissionais dos serviços da Rede Municipal, Tutoras(es) – Professoras(es) destes cursos da UFFS, e finalmente uma integrante da Gestão Municipal e Coordenadora Geral do projeto fomentado no último edital PET-Saúde GraduaSUS. Diversas atividades são realizadas por cada grupo, e de modo geral, eles atuam em três Centros de Saúde da Família trabalhando em conjunto com suas oito equipes, como em intervenções educativas nas escolas, praças, em campanhas municipais. Há reuniões mensais com o grupo PET geral para avaliação e balizamento das próximas ações, conjuntas ou separadas por cada grupo. Como resultados, têm-se um envolvimento progressivo sobretudo dos(as) acadêmicos(as) com o seu próprio processo formativo, demonstrado em momentos como a análise detalhada do Projeto Político de Curso (PPC) de Enfermagem e apresentação em uma reunião de colegiado para os(as) docentes, de modo que no novo PPC em fase de reformulação possam ser acolhidas ou cogitadas as sugestões de mudanças na matriz curricular e no modelos avaliativos sob a ótica estudantil. Outro aspecto ímpar é o envolvimento dos(as) profissionais do serviço, majoritariamente Enfermeiras, na avaliação e melhoria dos currículos dos(as) estudantes que acolhem, não só vinculados(as) ao PET, nem só da UFFS, semeando melhoria nos movimentos de integração ensino-serviço-comunidade. Como tensões pedagógicas, persistem as dúvidas sobre como esses espaços de encontros e afetos, proporcionados pelo PET, poderão perdurar nas matrizes curriculares após o término do fomento ministerial de bolsas ao projeto, uma vez que a maioria dos(as) envolvidos(as) aparenta assim estar devido ao recurso financeiro de “estímulo”. Contudo, apesar dos tensionamentos propulsores para diversas reflexões nas reuniões, de um modo geral, avalia-se que a experiência da SESAU e da UFFS ao caminharem juntas no PET-Saúde GraduaSUS em Chapecó-SC tem sido edificante, pois tem (re)construído espaços de diálogo que estavam disponíveis e que sequer eram cogitados pelas atuações por vezes paralelas e/ou redundantes entre a academia e os serviços de saúde.