AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SERTÃO

  • Vanessa Carla Neckel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Naiara Migon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Palavras-chave: ações educativas, educação especial, pessoas com necessidades educacionais específicas

Resumo

O projeto de extensão “Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão” é uma das ações do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Têm como público-alvo os discentes, docentes, servidores, pais, quais estão inseridas nestes grupos todas são advindas das comunidades educacionais do IFRS Campus Sertão e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes localizadas na abrangência do Município de Sertão – RS. Realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social no intuito de interação e produção de conhecimento acerca da educação especial; sensibilizar estudantes, servidores e comunidade externa sobre a importância da inclusão social das pessoas com necessidades específicas na educação básica e seus direitos; e possibilitar campo de formação para professores e servidores. A equipe executora do projeto é composta por três bolsistas de extensão, quatro técnicos administrativos em educação e três professores. Para o desenvolvimento das atividades, são realizados encontros para realizar pesquisa e aprofundamento sobre o tema do projeto e após a elaboração de materiais. Dentre as ações encontram-se a difusão de informações, ideias, conceitos, história, entre outras, de forma construtiva e dialógica com alunos e professores, para que possa contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional, com atitudes que visam à inclusão social e educacional. Para disseminar a informação, são fixados murais semanalmente nas instituições participantes com diferentes assuntos interligados à importância da educação especial, como sugestões de filmes, leituras, legislações, entre outros. Além dos murais, foi construído um catálogo de filmes que abordam a inclusão da pessoa com deficiência e em parceria com o projeto de ensino “Campo Cultural”, foi escolhido um dos títulos, na qual foi exibido no “Cine de Quinta” para os estudantes do IFRS - Campus Sertão e para os estudantes do 5° a 7° ano da Escola Estadual. Com o objetivo de possibilitar campo de formação para os professores, foi discutindo sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade com os professores. Tal ação, visou compreender o contexto educacional do educandário assim como suas demandas sobre a inclusão, tais questões são advindas de pesquisa qualitativa aplicada com o corpo docente da comunidade escolar, o instrumento avaliativo tem como objetivo rastrear e compreender questões levantadas pelos educadores para o auxílio pedagógico por parte da equipe componente do projeto. Através das atividades do projeto, tem-se oportunizado aos bolsistas e ao público-alvo refletir e sensibilizar sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiências, sem que haja preconceito e discriminação. Além disso, possibilita ressignificar ideias e conceitos sobre a educação especial, bem como produzir conhecimento acerca dos diferentes saberes profissionais na área da educação. Desta forma, o projeto torna-se imprescindível pela necessidade de abordar um tema cada vez mais presente no ambiente educacional.

Publicado
13-06-2018