EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRS - CAMPUS SERTÃO E DO INSTITUTO EDUCAR – POLO PONTÃO

  • Naiara Migon IFRS - Campus Sertão e UFFS - Campus Erechim
Palavras-chave: Experiências históricas, Educação profissional, Educação do Campo

Resumo

O tema deste estudo é referente a pesquisa de mestrado em educação profissional da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, vinculado a linha de pesquisa em educação não-formal, com conclusão prevista para o semestre corrente, tendo como objetivo geral: analisar o processo pedagógico das turmas do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão e do Instituto Educar Polo Pontão, considerando a experiência histórica dos discentes através do processo de aprendizagem e desempenho, com a finalidade de conhecer, para que possamos contribuir na construção de melhorias para o processo de ensino-aprendizagem de ambas as escolas. Além disso, existem situações no dia-a-dia acadêmico que influenciam para os dados preocupantes do contexto educacional, como a evasão, retenção, problemas disciplinares, incompatibilidade de interesses entre educandos e currículo, falta de sensibilidade em percebermos a leitura de mundo e trajetória dos discentes, entre outras condições que devem ser consideradas no cotidiano escolar. A metodologia utilizada para coleta de dados foi de abordagem qualitativa, com procedimento documental, através do levantamento de legislações e documentos institucionais, e pesquisa participante, por meio de questionários e entrevistas, aplicado aos discentes do 3º ano do curso e com alguns servidores das respectivas escolas, a fim de compreender através das experiências dos alunos, como é a concepção de mundo; de trabalho; da agricultura; perspectiva de futuro; a importância do curso, e, como a escola trabalha com tais fatores que impactam no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração os diferentes grupos sociais, características e idealizações dos sujeitos pesquisados. Como dados parciais, considerando que o número de anos vividos não influência na intensidade, nem interfere sobre a relação das experiências com o passado e futuro, observa-se que o contexto/comunidade onde estão inseridos e as experiências históricas influenciam na aprendizagem e desempenho acadêmico, exemplo disso, é a consciência crítica e reflexiva observada na totalidade dos estudantes investigados do Instituto Educar, bem como possuem maior comprometimento, preservação do meio ambiente, utilização de técnicas agrícolas e pecuárias sustentáveis, engajamento na construção da aprendizagem, cuidado com o espaço e busca de mudança através de lutas sociais. Tais aspectos são visualizados com menor intensidade nos estudantes do Campus Sertão, apresentando certa imaturidade diante desses fatores, no entanto a circunstância mais apontada e discutida por esses alunos foi uma crítica construtiva na relação teoria e prática das disciplinas do técnico. 

Publicado
13-06-2018