Edição Atual

v. 5 n. 1 (2023): II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO SENPE

Anais dos trabalhos apresentados no II Seminário de Integração dos Grupos de Pesquisa do SENPE

Publicado: 01-11-2023

Processo de Pesquisa em Educação

Educação, Cultura e Linguagem

Trabalho Docente e Formação de Professores

Organização e Práticas Educativas na Educação Básica

Políticas Educacionais Políticas Curriculares

Ver Todas as Edições

SENPE

O Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPEL, UNIOESTE (Francisco Beltrão e Cascavel), UNOCHAPECO, UNOESC, UFFS), com a finalidade de promover um debate acadêmico em âmbito internacional sobre a pesquisa em educação. 

 

Objetivo Geral

Reunir pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da educação em âmbito nacional e internacional, visando promover o debate crítico em torno da pesquisa em educação, de modo a contribuir para a qualificação da produção do conhecimento acadêmico.

 

Objetivos Específicos

  • Construir um espaço de diálogo latino-americano sobre a pesquisa educacional;
  • Oportunizar espaços para a discussão e divulgação de estudos e pesquisas organizados nos eixos temáticos propostos;
  • Discutir e problematizar as temáticas relacionadas aos desafios no campo educacional em interface com a Educação Básica;
  • Proporcionar o debate sobre perspectivas teórico metodológicas no campo educacional, seus avanços, inovações e desafios;
  • Refletir sobre as condições de trabalho, formação inicial e continuada dos professores da educação básica e superior, considerando diferentes contextos. 
  • Escrutinar agendas recentes relacionadas às políticas educacionais e curriculares, a fim de analisar ideias-força, fins e tendências diante das agendas locais e globais;
  • Incitar o debate em torno dos fundamentos da educação;
  • Promover a discussão crítica sobre a organização e institucionalização escolar;
  • Oportunizar um espaço de discussão sobre temas relacionados à dominação capitalista, colonialista e patriarcal e outros marcadores sociais centrais na consolidação dos movimentos sociais e das lutas contrárias às desigualdades.

 

Eixo e Ementas:

  1. Processos de pesquisa em educação: Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em educação
  2. Educação, cultura e linguagens: Estudos que abordam as relações entre linguagens, cultura e educação.
  3. Trabalho docente e formação de professores: Estudos relacionados às condições do trabalho docente e à formação inicial e continuada de professores.
  4. Organização e práticas educativas na educação básica: Estudos que contemplam os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas e espaços e tempos no processo educativo.
  5. Fundamentos da educação: Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e antropológicos relacionados aos processos pedagógicos formais e não-formais da educação.
  6. Políticas educacionais e políticas curriculares: Investigações sobre políticas educacionais e políticas curriculares em âmbito local, nacional e global.
  7. Movimentos sociais e práticas transformadoras: Pesquisa sobre os Movimentos Sociais, minorias sociais, questões ambientais, gênero e feminismos, raça/etnia e lutas contrárias às desigualdades.