O Seminário Nacional de Pesquisa em Educação – SENPE – teve sua origem em diálogos iniciais entre as oordenações dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão (PR), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Campus de Pelotas (RS), resultando no convite ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó (SC), para somar-se aos dois programas na concepção, organização e viabilização de um evento de caráter acadêmico/científico que abrigasse a reunião de especialistas em temáticas de interesse dos programas para aprofundamento dos estudos e dos diálogos nas questões que envolvem a esfera da
Educação.
O I SENPE ocorreu no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Francisco Beltrão. O II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Conexões e Diálogos com a Pós-Graduação foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2016, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – campus Chapecó, com o apoio da FAPESC. Teve por objetivo estreitar as relações entre os três Programas de Pós-Graduação em ducação envolvidos, além de alargar as possibilidades de diálogos com outros programas em nível nacional, a fim de promover debates sobre a Educação, a Pesquisa em Educação e aproximar a Pós-Graduação da Educação Básica. O III SENPE acontecerá na Universidade Federal de Pelotas, em 2017, dando continuidade ao ciclo de diálogos e estudos acerca da Pesquisa em Educação em nível nacional.
Como parte importante desses diálogos, apresentamos aqui reflexões postas durante o Seminário. Este é um livro que reúne trabalhos produzidos e apresentados ao longo das sessões do evento. Na primeira parte desta publicação, constam textos apresentados durante as mesas realizadas no evento e, nas partes posteriores, estão distribuídos os trabalhos apresentados pelos pesquisadores, organizados de acordo com os eixos temáticos, a saber: 1. Processo de Pesquisa em Educação; 2. Educação, Cultura e Linguagem; 3. Trabalho Docente e Formação de Professores; 4. Processos e Práticas Educativas na Educação Básica; 5. Sociedade, Conhecimento e Educação; e 6. Políticas Educacionais Curriculares.