GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO

Resumo

O Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação teve seu registro no CNPq no ano de 2000 e o mesmo encontra-se vinculado à Universidade Estadual o Oeste do Paraná, Campus de Cascavel - PR. Nestes 23 anos de atuação, o Grupo passou por diversas mudanças, tanto na composição de pesquisadores quanto no que se refere às temáticas de investigação. Entretanto, apesar das mudanças, o Grupo tem mantido algumas características essenciais, dentre elas está a preocupação em analisar historicamente as fontes, buscando compreender os documentos e teorias educacionais em relação ao contexto de sua produção em neste desafio, entre as diversas temáticas de pesquisa, tem-se priorizado revisitar os teóricos da educação considerados clássicos, principalmente aqueles que de alguma forma influenciou e/ou tem influenciado o debate educacional e social no Brasil. Neste aspecto, na medida em que se tem buscado compreender as diferentes concepções de educação e explicitar suas estruturas lógicas, também tem sido preocupação discutir as teorias em relação aos acontecimentos e ideias que marcaram a época vivida pelo teórico em análise

Biografia do Autor

Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Associada do Mestrado e do Doutorado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em História e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa - História e Historiografia na Educação.

Cezar Ricardo de Freitas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Toledo, PR, BR

Docente Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – Toledo, PR. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq) e do Grupo de pesquisa em educação e educação matemática (UTFPR/CNPq).

Publicado
31-10-2023