RETLEE - GRUPO DE PESQUISA REPRESENTAÇÕES, ESPAÇOS, TEMPOS E LINGUAGENS EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS

  • MAFALDA NESI FRANCISCHETT
  • Clésio Arcilino Antônio

Resumo

O Grupo e Laboratório de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – GP-RETLEE, da Universidade do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão – Unioeste, foi criado em novembro de 2002, com objetivo de desenvolver estudo, pesquisa e extensão na Educação, principalmente nos  âmbitos do conhecimento do ensino e formação de professores nos Cursos de Licenciaturas em Pedagogia e em Geografia; formação inicial e continuada de professores nas diversas áreas do conhecimento; currículo escolar; Educação do Campo; propostas pedagógicas no ensino da Geografia Escolar.  A equipe de pesquisadores está assim constituída: Mafalda Nesi Francischett; Clésio Acilino Antônio; André Pereira Pedroso; Sérgio Claudino Loureiro Nunes - IGOT-Universidade de Lisboa/PT; Ana Claudia Biz; Geliane Tofollo; Ana Caroline Tazinasso; Andréia Zuchelli Zucchi; Vanice Sbardelotto; Alcimar Paulo Freisleben; Gracieli Daiane Gnoatto Hrchorovitch; Camila Popiolek; Maiara Tibola; Elenice Moraes; Marcos Folador; Manoela Lehr; Leandra Francischett; Lenice Pereira Dias, Inês Roseli Soares Tonello, Sidnei Riva e Talita V. F. de Matos. As linhas de pesquisa do Grupo são: 1) Currículo, cultura e ensino dos conteúdos escolares, relacionada a temáticas referentes à cultura, ao currículo e ao ensino-aprendizagem de geografia, história, matemática, língua portuguesa, arte e ciências nos diferentes níveis de ensino; 2) Formação de professores, saberes e práticas pedagógicas, cujas pesquisas seguem na investigação dos processos e políticas de formação inicial e continuada de professores; processos e políticas de alfabetização; saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições escolares e não escolares em diferentes níveis de ensino; 3) Educação do Campo, Sociedade e Movimentos Sociais, linha em que há pesquisas relacionadas à educação e movimentos sociais do campo na sociedade brasileira, contemplando práticas educativas e curriculares em movimentos sociais e escolas do campo e o princípio do trabalho educativo.

Publicado
01-11-2023