GEPPPPES/SC - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PROCESSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SANTA CATARINA

  • Marcio Giusti Trevisol Unoesc https://orcid.org/0000-0001-6127-1750
  • Maria de Lourdes Pinto Almeida Universidade de Santa Maria
  • Marlon Sandro Lesnieski Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

O grupo de pesquisa foi criado no ano de 2014 com o objetivo de investigar as políticas de educação superior em seus aspectos de elaboração, implementação e avaliação. Neste sentido, a averiguação das influências dos organizamos internacionais, bem como do neoliberalismo, tangenciam as pesquisas. No decorrer de quase uma década, o grupo estabeleceu redes de pesquisas nacionais e internacionais, com destaque, para Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, Rede Iberoamericana de Pesquisa em Processos e Políticas de Educação Superior e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul. O grupo é organizado em quatro linhas de pesquisa: (i) internacionalização da educação superior, possui como objetivo estudar as políticas e processos de internacionalização nas Universidades da Região Sul. As investigações têm como foco a compreensão da organização pedagógica da internacionalização, apontando sobre os processos de implementação, influências, sentidos e políticas nacionais e institucionais. (ii) Políticas de educação superior e formação de professores, cujo objetivo é realizar estudos teóricos e epistemológicos em políticas educacionais, com enfoque nas políticas de formação inicial e continuada de professores, formação do professor pesquisador, matriz curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e a relação entre neoliberalismo e as políticas públicas para a formação de professores; (iii) Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior na Educação Básica, com enfoque na investigação dos processos pedagógicos e políticos de educação superior na educação básica, referente a avaliação, ensino e aprendizagem; (iv) Políticas de Gestão da Educação Superior, tem como objetivo estudar as reformas da educação superior em suas relações com políticas públicas empreendidas em diferentes períodos e contextos. Considera as mudanças de escala internacional e suas repercussões no traçado da elaboração, implementação e gestão das políticas nacionais e regionais de educação superior. Além dessas preocupações, a linha possui forte compromisso com investigações sobre a missão, sentidos e intencionalidades das Universidades Comunitárias para o desenvolvimento regional. Os principais temas que tem norteado das pesquisas do grupo são, internacionalização da educação superior com ênfase nas políticas institucionais das Universidades Comunitárias, Ações Afirmativas na Educação Superior, implicações das agendas internacionais, sobretudo, dos organismos internacionais e seus impactos nas políticas de educação superior e básica, formação de professores e formação inicial e continuada, perfil e dinâmicas das licenciaturas, as universidades comunitárias em especial estudos sobre o Programa Universidade Gratuita do Estado de Santa Catarina e ciência e inovação na educação superior. No campo acadêmico, o grupo de pesquisa, entre suas publicações destaca-se: (i) a pesquisa sobre a agenda 2030 que resultou na publicação do artigo “Educação 2030 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: indução e riscos de um modelo curricular de formação” (Trevisol; Fávero; Bechi, 2023) que objetivou analisar os pressupostos formativos presentes no documento, seus interesses e impactos para a educação básica e superior; (ii) Políticas para a formação de professores: avanços e retrocessos nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina” (Angliarin; Fávero; Trevisol, 2023), a pesquisa se comprometeu em analisar os Planos Estaduais de Educação dos Estados com a finalidade de apontar indicativos para avançar nas políticas de formação de professores; (iii) “Estado do conhecimento sobre formação docente com enfoque na educação superior e políticas públicas: a formação de professores em disputa” (Lesnieski; Trevisol; Almeida, 2022), que apresentou o panorama de pesquisas que tratam sobre a formação de professores e as disputas consolidadas no campo; (iv) e “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense: travessias perigosas na luta contra as desigualdades sociais” (Tedesco et al, 2023). A pesquisa faz parte de um conjunto de investigações que pesquisam os impactos e reflexos sociais da implementação do Novo Ensino Médio; (IV) elaboração de coletânea de textos decorrentes do grupo de pesquisa titulada “Políticas educacionais e concepções pedagógicas na América Latina: uma análise a partir da formação docente e do currículo” reúne estudos e pesquisas que tratam de questões afetas a educação básica e superior. A coletânea será publicada em 2024 e resultará em atividades de extensão com a comunidade acadêmica, especialmente com ações conjuntamente com professores da educação básica. Na extensão, o grupo de pesquisa tem participado ativamente do projeto que reúne periodicamente os Secretários de Educação dos Municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC). O objetivo é construir uma Carta de Intenções que revele proposições que auxiliem na elaboração de políticas públicas educacionais em âmbito regional. Portanto, o grupo de pesquisas na última década tem produzido conhecimento relevante para o desenvolvimento da educação superior e da educação básica. Os resultados de suas pesquisas têm gerado impactos na comunidade, sobretudo, pelas contribuições no desenvolvimento de políticas públicas na área educacional e na organização e sistematização de instrumentos que permitem às instituições de educação superior estruturar suas políticas de ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Unoesc

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu. Desenvolve pesquisas entorno das políticas educacionais na educação superior e básica com enfoque na formação e trabalho docente, democratização da educação, regulação, internacionalização, políticas neoliberais, Estado e Políticas Públicas e influência dos organismos internacionais e da globalização nas políticas educacionais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC, pesquisador da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas, Processos de Educação Superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES-UPF/RS e Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Na extensão atua na formação de professores das redes estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. Atuou no ano de 2022 como Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (PPGEI) da Unoesc. De 2021 à 2022 atuou no Núcleo de Apoio Docente (NAP). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PORTARIA No 60/UNOESC-R/2018 – Comunicação Social e Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST pela Portaria Nº 027/HUST- DG/2020. Membro do Conselho Municipal de Educação de Joaçaba

Maria de Lourdes Pinto Almeida, Universidade de Santa Maria

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas(1983) Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral.(1987). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e desde 2015 está na vice coordenação. Atualmente é Docente Pesquisadora da UFSM. É editora fundadora associada da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da UNICAMP - Qualis A3 em Educação. . Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES que trabalha em parceria com o GIEPES da Unicamp. Coordenadora Adjunta do GIEPES - Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul-SUR. vinculado ao GIEPES UNICAMP. É coordenadora da Coleção Educação da editora Mercado de Letras desde julho de 2008. Pesquisadora Produtividade do CNPq modalidade 2A. Possui vários livros publicados na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais; Políticas de Formação de Professores

Marlon Sandro Lesnieski, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (bolsista PROSUC/CAPES, na Modalidade II). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2012). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela UNOESC (2009). Bacharel em Comunicação Social pela UNOESC (2007). Graduada em História (UNIASSELVI, 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul - GEPES Sul, sediado na UNOESC e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES- UNICAMP. Atuou como professor no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc (2012-2020) e em outros cursos da área de ciências sociais e educação. Editor dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social (2017-2020). Pesquisadora da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES, articulada à Rede GIEPES da UNICAMP e uma das mantenedoras da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da Faculdade de Educação da UNICAMP. Editora de Marketing e Comunicação Digital da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup- UNICAMP (QUALIS A3). Atualmente é professor de dois cursos na área de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC - SC.

Publicado
31-10-2023
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares