GEPPPPES/SC - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PROCESSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SANTA CATARINA
Resumo
O grupo de pesquisa foi criado no ano de 2014 com o objetivo de investigar as políticas de educação superior em seus aspectos de elaboração, implementação e avaliação. Neste sentido, a averiguação das influências dos organizamos internacionais, bem como do neoliberalismo, tangenciam as pesquisas. No decorrer de quase uma década, o grupo estabeleceu redes de pesquisas nacionais e internacionais, com destaque, para Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, Rede Iberoamericana de Pesquisa em Processos e Políticas de Educação Superior e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul. O grupo é organizado em quatro linhas de pesquisa: (i) internacionalização da educação superior, possui como objetivo estudar as políticas e processos de internacionalização nas Universidades da Região Sul. As investigações têm como foco a compreensão da organização pedagógica da internacionalização, apontando sobre os processos de implementação, influências, sentidos e políticas nacionais e institucionais. (ii) Políticas de educação superior e formação de professores, cujo objetivo é realizar estudos teóricos e epistemológicos em políticas educacionais, com enfoque nas políticas de formação inicial e continuada de professores, formação do professor pesquisador, matriz curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e a relação entre neoliberalismo e as políticas públicas para a formação de professores; (iii) Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior na Educação Básica, com enfoque na investigação dos processos pedagógicos e políticos de educação superior na educação básica, referente a avaliação, ensino e aprendizagem; (iv) Políticas de Gestão da Educação Superior, tem como objetivo estudar as reformas da educação superior em suas relações com políticas públicas empreendidas em diferentes períodos e contextos. Considera as mudanças de escala internacional e suas repercussões no traçado da elaboração, implementação e gestão das políticas nacionais e regionais de educação superior. Além dessas preocupações, a linha possui forte compromisso com investigações sobre a missão, sentidos e intencionalidades das Universidades Comunitárias para o desenvolvimento regional. Os principais temas que tem norteado das pesquisas do grupo são, internacionalização da educação superior com ênfase nas políticas institucionais das Universidades Comunitárias, Ações Afirmativas na Educação Superior, implicações das agendas internacionais, sobretudo, dos organismos internacionais e seus impactos nas políticas de educação superior e básica, formação de professores e formação inicial e continuada, perfil e dinâmicas das licenciaturas, as universidades comunitárias em especial estudos sobre o Programa Universidade Gratuita do Estado de Santa Catarina e ciência e inovação na educação superior. No campo acadêmico, o grupo de pesquisa, entre suas publicações destaca-se: (i) a pesquisa sobre a agenda 2030 que resultou na publicação do artigo “Educação 2030 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: indução e riscos de um modelo curricular de formação” (Trevisol; Fávero; Bechi, 2023) que objetivou analisar os pressupostos formativos presentes no documento, seus interesses e impactos para a educação básica e superior; (ii) Políticas para a formação de professores: avanços e retrocessos nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina” (Angliarin; Fávero; Trevisol, 2023), a pesquisa se comprometeu em analisar os Planos Estaduais de Educação dos Estados com a finalidade de apontar indicativos para avançar nas políticas de formação de professores; (iii) “Estado do conhecimento sobre formação docente com enfoque na educação superior e políticas públicas: a formação de professores em disputa” (Lesnieski; Trevisol; Almeida, 2022), que apresentou o panorama de pesquisas que tratam sobre a formação de professores e as disputas consolidadas no campo; (iv) e “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense: travessias perigosas na luta contra as desigualdades sociais” (Tedesco et al, 2023). A pesquisa faz parte de um conjunto de investigações que pesquisam os impactos e reflexos sociais da implementação do Novo Ensino Médio; (IV) elaboração de coletânea de textos decorrentes do grupo de pesquisa titulada “Políticas educacionais e concepções pedagógicas na América Latina: uma análise a partir da formação docente e do currículo” reúne estudos e pesquisas que tratam de questões afetas a educação básica e superior. A coletânea será publicada em 2024 e resultará em atividades de extensão com a comunidade acadêmica, especialmente com ações conjuntamente com professores da educação básica. Na extensão, o grupo de pesquisa tem participado ativamente do projeto que reúne periodicamente os Secretários de Educação dos Municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC). O objetivo é construir uma Carta de Intenções que revele proposições que auxiliem na elaboração de políticas públicas educacionais em âmbito regional. Portanto, o grupo de pesquisas na última década tem produzido conhecimento relevante para o desenvolvimento da educação superior e da educação básica. Os resultados de suas pesquisas têm gerado impactos na comunidade, sobretudo, pelas contribuições no desenvolvimento de políticas públicas na área educacional e na organização e sistematização de instrumentos que permitem às instituições de educação superior estruturar suas políticas de ensino, pesquisa e extensão.