GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO

  • Patrícia Graff Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS
  • Jane Teresinha Donini Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

As políticas e as práticas educacionais inclusivas se constituem em um imperativo na Contemporaneidade. Cada vez mais somos interpelados por discursos que nos fazem atentar para a composição de cenários inclusivos, a partir de práticas que se alinhem as demandas individuais de um conjunto de estudantes, abrigados sob as políticas de inclusão educacional, dentre as quais se destaca a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). No Brasil, o reconhecimento de práticas discriminatórias foi um dos principais impulsionadores dessas políticas, a partir dos movimentos de uma série de grupos, organizados coletivamente, para reivindicar o direito à educação. Para Nancy Fraser (2007), em seu artigo intitulado Reconhecimento sem ética?, o reconhecimento das diferenças permite a participação social, em condições de igualdade.

Publicado
08-08-2022
Seção
Movimentos Sociais e Práticas Transformadoras