GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AUTISMO E INCLUSÃO (GEPAI)

  • Síglia Pimentel Höher Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Resumo

A inclusão escolar de estudantes com deficiência é uma realidade nas escolas brasileiras. Desde 2008, com a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), observa-se um aumento significativo de matriculas destes estudantes em escolas do ensino comum. No entanto, a inclusão pressupõe não apenas a presença destes estudantes que foram historicamente excluídos dos seus direitos à educação na escola, mas uma mudança de paradigma educacional em que o potencial de aprendizagem de cada individuo seja considerado e estimulado para que todos possam aprender e se desenvolver (MANTOAN, 2015). Dentre os estudantes com deficiência com progressivo acesso a escola, estão aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Publicado
06-08-2022
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica