GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Janaina Damasco Umbelino UNIOESTE

Resumo

O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural iniciou suas atividades no ano de 2018. Seu início se dá pela necessidade de discutir a relação entre ensino e aprendizagem a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural, principalmente nos estudos de L. S. Vigotski, A. N Luria e A N. Leontiev e seus colaboradores. Apresenta uma linha de pesquisa “Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural” e  define como objetivo principal “compreender, por meio de estudos e pesquisas, os processos de ensino e de aprendizagem a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural”, este se desdobra nos seguintes objetivos específicos: Estudar os pressupostos metodológicos da Teoria Histórico-Cultural; Identificar os elementos fundantes da atividade pedagógica Desenvolvimental; Propor atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão junto à comunidade acadêmica e escolar;  Estudar as obras dos principais autores da THC e seus colaboradores. Seus membros são compostos por professora, estudantes e egressos do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR.  Vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe – da Universidade de São Paulo, vem desenvolvendo atividades no âmbito da pesquisa e da extensão, bem como, participando na organização de eventos nacionais e internacionais, principalmente, com professores cubanos, ligados à Universidad de La Habana.

Publicado
06-08-2022
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica