GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
O grupo de pesquisa Formação de Professores currículo e Práticas Pedagógicas surgiu em 2011, anteriormente denominado “Ensino e Formação de Professores” e posteriormente, adotando o título atual. O grupo está vinculado à linha de pesquisa Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atualmente é composto por oito professores, quinze mestrandos, quatro egressos do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unochapecó e bolsistas de Iniciação Científica. Tem por objetivo investigar a formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Nessa direção, problematiza as políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos, bem como analisa experiências e práticas formativas em diferentes realidades. Para tal, toma como referência as práticas pedagógicas e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Além disso, o grupo procura analisar criticamente a escola e a universidade no contemporâneo.