GEOBEBRA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Daniele Galvão Mathias Universidade Federal de Pelotas

Resumo

  O presente trabalho é um recorte da pesquisa de Dissertação de Mestrado concluída, a qual teve como objetivo compreender o potencial pedagógico da integração do software GeoGebra ao estudo de funções: afim, quadrática exponencial e logarítmica. Os sujeitos de pesquisa foram alunos do nono semestre do curso de Licenciatura em Matemática, a pesquisa se desenvolveu em meio a uma disciplina obrigatória que aborda a utilização de tecnologias no ensino de matemática. Dividida em duas etapas inicialmente os discentes trabalharam no laboratório de informática onde foram exploradas cada uma das funções no software, na segunda fase os mesmos criaram atividade com o conteúdo abordado no estudo. Para a produção de registros foram utilizados questionários e testes com questões que foram aplicados ao longo de cada atividade para poder acompanhar o desenvolvimento do aluno e registros diários da pesquisadora. Para teorização do trabalho foram trazidos autores que versam sobre o uso de tecnologias como Kenski (2010), Moran (2000), Prensky (2010), no campo da educação matemática Borba (2016) e como teoria de aprendizagem o Conectivismo de Siemens (2004).. Os dados foram analisados segundo a teoria  fundamentada de Recuero (2013).  Um dos pontos favoráveis constatados em meio a pesquisa, quanto a utilização do Software GeoGebra foi a visualização gráfica, os cálculos os discentes preferiram realizar de maneira tradicional (lápis e papel).

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores