ENSINO E PESQUISA: UMA EXPERÊNCIA COM ALUNOS DO 5º ANO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE OURILÂNDIA DO NORTE-PA

  • Jacilene Aguiar Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Resumo

A utilização da pesquisa como proposta didática no ensino fundamental pode ser um importante instrumento para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, como destaca Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia (1996, p. 25) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades ao aluno para sua própria construção”. Nesse sentido, para Richardson (1996), a pesquisa possui amplos sentidos, pois se caracteriza como uma ação que se volta para questionar, investigar e compreender melhor a realidade em que os seus atores estão envolvidos.

Nesse sentido que o uso da pesquisa como recurso metodológico na educação básica, mais especificamente no ensino fundamental I, torna-se um agregador para os alunos nessa primeira etapa de escolarização, assim sendo é importante questionar como o uso da pesquisa pode ser um instrumento que contribui no processo de ensino e aprendizagem de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental? Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apontar as principais contribuições da utilização da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem de alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Ourilândia do Norte no estado do Pará.Os procedimentos metodológicos para construção deste trabalho se deram a partir de aportes bibliográficos de maneira a fundamentar consistentemente a temática proposta, utilizou-se também da pesquisa descritiva qualitativa para descrever os passos e procedimentos sobre a experiência com alunos.

Publicado
15-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica