(DIFERENTES) PROJETOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E DE SUA GESTÃO

EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA

  • Aline Bettiolo dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Andréia Aparecida Simão Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Alexandra Biondo Lopes Pacheco Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Resumo

O trabalho tem por objetivo abordar o tensionamento das condições de democratização da escola e de sua gestão pós anos 1990, na perspectiva de defesa à participação da classe trabalhadora e em oposição ao poder decisório concentrado nas mãos de uma minoria, representativa da classe dominante. Tendo por procedimento metodológico análise documental, destaca a educação como estratégia para manutenção, bem como, para afrontar relações capitalistas de produção, pois condições para democratizar a escola e sua gestão se incluem em diferentes projetos.

Biografia do Autor

Andréia Aparecida Simão, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC).

Alexandra Biondo Lopes Pacheco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2019). Mestranda em Educação pelo PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania.

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares