PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA ESCOLA PÚBLICA

INOVAÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL

  • Mirian Gregorio Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Na contemporaneidade importantes avanços sociais, tecnológicos, científicos solicitam a ressignificação das teorias e práticas educacionais, ou seja, requerem inovações no campo da educação. Neste sentido, as práticas pedagógicas inovadoras surgem como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, possibilitam a superação do uni para o multi e interdisciplinar, resgatando o sentido tanto do aprender quanto do ensinar. A partir do exposto, como as práticas pedagógicas inovadoras tem se inserido nas escolas públicas e orientado os processos de ensino-aprendizagem? Nesse sentido, o objetivo desse texto se volta a analisar relatos de práticas pedagógicas inovadoras e em que medida estas podem ser consideradas inovadoras. Os dados e reflexões fazem parte de estudos e investigação realizada no componente curricular: Ensino, aprendizagem e práticas pedagógicas, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd). Foram analisados dois projetos desenvolvidos num Centro de Educação Infantil (CEI) e numa Escola de Anos Iniciais do município de Matos Costa – Santa Catarina. Observou-se que os projetos apresentaram práticas pedagógicas inovadoras pela abordagem multi e interdisciplinar dos temas propostos que tornaram o processo de ensino-aprendizagem significativo para alunos e professores. Evidenciou-se que a educação é responsabilidade de todos, de modo que resultados positivos nos indicadores de qualidade e desempenho da educação são consequência do envolvimento e investimentos na educação pública. O relato dessas práticas demonstrou que é possível promover uma educação democrática, ferramenta de inclusão e transformação social.

Publicado
14-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica