REFLEXÕES DESCOLONIAIS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

TEORIA EM AÇÃO

  • Álvaro Veiga Júnior PPGE/UFPEL
  • Aline Accorssi PPGE/FAE/UFPEL

Resumo

Proponho reflexões sobre o processo pesquisa de doutorado em Educação em vias de qualificar seu projeto. Parto da busca do aprofundamento e complexificação da experiência de professor e pesquisador na práxis pedagógica da Educação Popular e Problematizadora, em convergência com as Epistemologias do Sul. Sua teorização se embasa em obras de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos. Na diretriz do estudo, considerando experiências e práticas que indiquem superar o paradigma hegemônico, problematizo relações entre ensino e Educação no seu potencial em contribuir com o campo da metodologia científica em Educação. Trata-se, de pesquisa qualitativa na modalidade de metodológica, sendo objeto o próprio percurso metodológico. Sua intensidade se situa melhor no polo idiográfico (numa abordagem mais local, singular e própria) do que no nomotético (estudo das leis gerais da realidade).

 

Publicado
14-12-2020
Seção
Processo de Pesquisa em Educação