PENSANDO A DIDÁTICA

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Robson Guedes da Silva UFPE
  • Diogo Pedro da Silva Fernandes Universidade Federal de Pernambuco
  • Isabella Júlia Santana da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Mitz Helena de Souza Santos Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O campo da didática, tal como conhecemos, emerge na educação brasileira sendo compreendido pelo conjunto de conhecimentos técnicos que versam acerca do fazer pedagógico. Já desde Comênio, produzida como um ajuntamento de técnicas que possam “ensinar tudo a todos”, a didática vai, em seu aspecto instrumental, localizar e hierarquizar os saberes, fabricando formas pelas quais os saberes que não fossem tidos como ‘didáticos’, ou seriam localizados no campo do exótico ou renegados em pleno descrédito.

Biografia do Autor

Diogo Pedro da Silva Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). E-mail: dpsfernandes@outlook.com.

Isabella Júlia Santana da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE). Graduada em Pedagogia pelo Centro de Educação (CE-UFPE). E-mail: isabella.juliappf5@hotmail.com.

Mitz Helena de Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos Sóciofilosóficos da Educação (DFSFE-UFPE). E-mail: mitzhelena@yahoo.com.br

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação