CRUZAMENTO POSSÍVEL ENTRE EDUCAÇÃO E AS CAPAS DA EDITORIA “ARTES PLÁSTICAS” DA REVISTA BRAVO!

  • Lislaine Sirsi Cansi PPGE/UFPel
  • Giana Lange do Amaral PPGE/UFPel

Resumo

Esse texto diz respeito a uma investigação em nível de doutoramento, em andamento, assentada na linha Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Tal pesquisa tem a revista BRAVO! da extinta editora D’Avila como objeto e como fonte histórica. O recorte temporal remete ao período entre os anos 1997 e 2004.  O estudo é perpassado pelo viés da História Cultural. A metodologia utilizada será a análise documental. Objetiva-se refletir acerca das imagens fotográficas veiculadas pela revista BRAVO!, na temporalidade 1997 – 2004, no que tange ao seu uso e função. Para isso, propõe-se pensar sobre a potência da imagem da capa da revista ao considerar a ocupação de um espaço privilegiado de um impresso periódico, somada ao discurso da matéria vinculada. O cruzamento com a Educação foi conferido ao conceito de “sintoma” de Didi-Huberman.  

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação