REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS LATINO – AMERICANOS

POR UMA PEDAGOGIA DO INÉDITO VIÁVEL

  • Ana Paula Grellert UFPEL
  • Neiva Afonso Oliveira

Resumo

O presente trabalho pretende dialogar sobre a Educação Popular na América Latina, amparado no referencial teórico inicial de Paulo Freire e é fruto de uma pesquisa de Doutorado em andamento, no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, a qual iniciou no segundo semestre de 2020. A referida pesquisa parte do pressuposto que o conhecimento historicamente acumulado pela humanidade pode fornecer subsídios para a construção de novas perspectivas para a Pedagogia, e para a educação em seu sentido amplo. Consideramos a necessidade de aprofundar e pesquisar os fundamentos sócio-históricos e filosóficos da educação, percebendo a importância de conhecer e pesquisar as fontes latino-americanas progressistas para a construção de uma Pedagogia do Inédito Viável, considerando que o estudo destas fontes foram invisibilizadas em nossa formação como educadores e educadoras e também como pesquisadores e pesquisadoras da educação.

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação