PAISAGEM SONORA:

PRÁTICAS MUSICAIS

  • Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo UEM-Universidade Estadual de Maringá-Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens-ARTEI

Resumo

Resumo:  O tema da presente pesquisa, surgiu a partir do princípio que os adolescentes falavam muito alto na sala de aula e isso era um incômodo pra todos os estudantes e muito mais ainda para os educadores. Era necessário haver uma investigação para que fosse inserido práticas pedagógicas que proporcionassem uma melhor escuta e nada melhor que a disciplina de Arte/música para exercer esse papel. A presente pesquisa foi norteada pelos seguintes objetivos: Desenvolver uma escuta inteligente e trabalhar com práticas musicais que proporcionassem alcançar os objetivos propostos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência envolvendo professora e alunos do sétimo ano, do ensino fundamental II, de um colégio da rede estadual do Paraná e ocorreu durante três anos consecutivos, mas com turmas diferentes, mas com o objetivo comum, escutar melhor. Nos resultados e discussões percebemos que alguns estudantes falavam alto porque era um costume na sua família, outros disseram que não sabiam que falavam alto e que só conseguem ouvir música ou assistir tv, com um volume bem alto dos aparelhos. Com os estudos concluímos que há uma necessidade de desenvolvermos uma escuta mais atenta, que o silêncio é algo importante e necessário, também verificamos a importância do trabalho com práticas musicais em equipe.

 

 

Publicado
14-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica