PERCEPÇÕES DE JOVENS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE

PRINCIPAIS SENTIDOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão.
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ https://orcid.org/0000-0002-5531-9946
  • Emanuele de Souza Teló Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão. https://orcid.org/0000-0002-0427-4063
  • Marcos Elias Emerim

Resumo

A relação juventude(s) e mundo do trabalho remete a necessidade de aprofundamento da categoria “formação humana” como processo de desenvolvimento que tem a finalidade de atuar sobre os espaços de produção e de sociabilidade. No livro Ideologia Alemã de Marx e Engels (2005), a formação humana é compreendida como o processo de tornar-se homem por meio do trabalho. Tal afirmação se fundamenta em pressupostos, sendo um deles a existência humana, ou seja, o homem deve estar vivo. Ele produz sua condição material na medida em que, por diversas contingências (climáticas, físicas, geográficas, obriga-se a produzir sua existência e, assim, produzir história. Todos os homens devem estar em condições de viver para poder fazer história

Biografia do Autor

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

    Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação. 

  • Emanuele de Souza Teló, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão.

    Frequenta o curso de Zootecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Foi bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente trabalha como assistente colaboradora da Cooperativa - Escola dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ltda - Campus Sertão (COOPERA). É bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Têm experiencia na área de bovinocultura de leite, inseminação artificial em bovinos e ovinos e castração de animais.

  • Marcos Elias Emerim

    Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS). Especialista em Educação em Direitos Humanos, Diversidade, Questões Étnico-Raciais ou Sociais (FAVENI). Graduado em Pedagogia (UERGS). Professor de Ensino Fundamental I.

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Publicado

09-12-2020

Edição

Seção

Fundamentos da Educação