AS RESSONÂNCIAS DO NEOLIBERALISMO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PNBE

  • Darlaine Pereira Bomfim das Mercês Universidade Federal da Bahia
  • Bárbara Coelho Neves

Resumo

Este trabalho objetiva discutir as ressonâncias do neoliberalismo no Programa Nacional Biblioteca da Escola-PNBE, sendo este uma política pública de incentivo à leitura. Para tanto, a perspectiva qualitativa é a abordagem que fundamenta este artigo de revisão de literatura, cuja natureza descritiva é realizada através da pesquisa documental e bibliográfica realizada a partir de levantamento não sistemático. A partir da observação de algumas disfunções programadas em todo o PNBE  (formulação e exercício), afirma-se que estas são consequências da atuação do viés neoliberal desde a concepção da política pública, afetando a possibilidade de funcionamento efetivo do Programa extindo e do "novo PNLD" - o atual responsável pelas demandas do PNBE, após o Decreto nº 9.099/2017.  

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares